O PROGRAMA DO COMPLIANCE TRABALHISTA é um conjunto de práticas, políticas e procedimentos adotados por uma empresa para garantir o cumprimento das leis, normas e regulamentos trabalhistas vigentes em um determinado país, evitando infrações, processos judiciais, multas e outros problemas legais relacionados às relações de trabalho.
Além disso, o PROGRAMA DE COMPLIANCE TRABALHISTA também fomenta a implementação de controles internos, auditorias e monitoramento das políticas de recursos humanos para garantir o cumprimento das leis e a proteção dos direitos dos colaboradores.
Não há dúvidas que a implantação do PROGRAMA DE COMPLIANCE TRABALHISTA pelas empresas fortalece sua imagem perante colaboradores, clientes, investidores e demais stakeholders, até porque estar em conformidade legal mitiga passivos trabalhistas e atrai mais confiança nos negócios empresariais.
E para garantir que a cultura de integridade seja absorvida pelos colaboradores nas suas rotinas diárias de trabalho tem-se investido nos treinamentos corporativos como forte aliado do PROGRAMA DE COMPLIANCE TRABALHISTA.
E os resultados positivos dos treinamentos corporativos são fortes aliados para a sua implementação contínua. Destaco os principais:
- Clima organizacional forte alinhado com os valores da empresa;
- Colaboradores mais capacitados;
- Trabalho executado com maior eficiência;
- Redução dos custos operacionais;
- Sentimento de maior pertencimento do colaborador frente à empresa;
- Aumento da qualidade do entrosamento entre os colaboradores;
- Aumento da produtividade e dos resultados profissionais esperados pela empresa;
- Satisfação pessoal com a aprendizagem adquirida;
- Atração e Retenção de talentos;
- Geração de inovação e maior criatividade.
Por isso, sob à perspectiva do PROGRAMA DE COMPLIANCE, é essencial que o Comitê de Compliance Trabalhista aprove um planejamento semestral e/ou anual de treinamentos gerais e específicos com temas de repercussão pedagógica, disciplinar e técnica, para que os processos internos executados durante o programa funcionem de forma assertiva, fluida e gerem de forma estratégica a integração dos colaboradores entre si e com as missões da empresa.
Ao investir no desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores, as empresas estão investindo no seu próprio crescimento e evolução no mercado, gerando impactos positivos em diversos aspectos do negócio.
Portanto, é essencial que as empresas priorizem e valorizem a importância dos treinamentos corporativos como uma ferramenta estratégica para alcançar o sucesso do PROGRAMA DE COMPLIANCE TRABALHISTA.